Pleno de fruta em boca, conjugada com as notas evidentes das barricas onde estagiou. Taninos poderosos, bem definidos, conferindo ao vinho uma ótima estrutura e persistência. Boa capacidade de evolução em garrafa.
ENÓLOGOS
Manuel Lobo & Joana Silva Lopes
DENOMINAÇÃO DE ORIGEM
DOC TEJO
SOLO e TOPOGRAFIA
Arenoso. Charneca. Sem declive
IDADE DAS VINHAS
Entre os 20 e os 50 anos
VINIFICAÇÃO
O Castelão e o Cabernet Sauvignon, provêm de vinhas com mais de 50 anos. São vindimadas manualmente para caixas de 15 Kg. A Touriga Nacional e o Alicante Bouschet, foram introduzidas mais recentemente, no início da década de 2000. Estas castas são vindimadas para palotes de 200 Kg. Após esmagamento, a fermentação ocorre em depósitos de cimento, com temperatura controlada entre os 25ºC e os 28ºC. Parte das uvas, provenientes das vinhas mais velhas, em anos de qualidade excecional, fermentam em lagares de cimento com pisa a pé. Estágio em barricas novas (50%) e usadas (2ª e 3ª utilização – 50%) de carvalho francês durante 13 meses. Antes de ser comercializado estagiou ainda 12 meses em garrafa.
NOTAS DE PROVA
Cor: Cor vermelha viva.
Nariz: Aroma de fruta preta, cássis, ameixa seca. Algumas notas florais.
Boca: Pleno de fruta em boca, conjugada com as notas evidentes das barricas onde estagiou. Taninos poderosos, bem definidos, conferindo ao vinho uma ótima estrutura e persistência. Boa capacidade de evolução em garrafa.
PARÂMETROS ANALÍTICOS
Acidez Total – 5.5 g/L
Ph – 3.68
Açúcares Redutores – 2.6 g/L